Transição de Carreira: uma história para se inspirar!

O processo de transição de carreira tem sido cada vez mais comum na vida profissional das pessoas, seja para ter melhores oportunidades financeiras, pelo interesse em desenvolver habilidades, em razão das mudanças no mercado de trabalho ou por um novo propósito de vida. Nunca é tarde para mudar o rumo de uma carreira, mesmo profissionais sêniores podem considerar a transição como um caminho possível. 

Com o objetivo de entender quais são os principais desafios do processo de transição de carreira, conversamos com Luciana Souza, colaboradora do IPO Instituto, para compartilhar sua experiência acerca da sua recolocação profissional. Luciana é graduada em Educação Física pela ESEF e atuou como educadora física por mais de 20 anos na rede pública e privada, bem como em centros esportivos com programas de inclusão ao esporte. Atualmente atua na área de relacionamento ao cliente e gerencia as áreas administrativa/financeira do IPO Instituto. Confira a entrevista completa: 

1) Como foi o seu processo de transição de carreira e recolocação? O que você estava buscando em sua vida pessoal e profissional? 

Após 22 anos na docência, fui direcionada pelo gestor para uma área de atuação da educação física que me permitiu elaborar programas de qualidade de vida, organização de eventos e competições esportivas, área com muitas funções administrativas e que eu tinha muito apreço. Em 2013 fui diagnosticada com síndrome de Burnout e passei por tratamento multidisciplinar. Decidi deixar a empresa que atuei por 19 anos, pois entendi que o meu ciclo nesta organização havia se encerrado. Busquei apoio de um profissional da área de desenvolvimento, que me trouxe clareza em muitas questões que norteiam este processo. Traçamos um plano de ação, pois não é nada fácil deixar um ambiente conhecido e, aparentemente, estável por algo desconhecido e inesperado. Essa preparação durou por volta de um ano e meio. Com as ideias mais fortalecidas, saí da organização, mas mantive um relacionamento excelente onde sou imensamente grata pelo aprendizado ali adquirido.

A partir daquele momento, meu foco era melhorar minha qualidade de vida, desta forma, atuei por alguns anos de maneira informal e realizei alguns cursos, sendo um deles uma formação em coaching pela Act Coaching em busca de desenvolvimento pessoal. 

Em 2015 surgiu o convite por parte da Ana Maria Freitas, CEO do IPO Instituto, para  auxiliar na parte operacional do processo seletivo do Programa de Estágio de um dos clientes do IPO. Desempenhei atividades de relacionamento com os candidatos do processo seletivo e divulgação das vagas junto às universidades. No ano seguinte, em 2016, uma profissional que atuava na área de relacionamento e setor administrativo/financeiro se desligou da empresa e foi, então, que surgiu a oportunidade de substituí-la, onde sigo até o momento.

2) Qual foi o maior desafio que você enfrentou no processo de transição da sua carreira?

O maior desafio encontrado foi relacionado ao conhecimento técnico na área financeira e de faturamento, porque é necessário um conhecimento bastante específico e com muitas peculiaridades que a função exige, habilidades diferentes da minha formação e trajetória profissional. Para isso foi essencial buscar conhecimentos e aprendizados específicos, por isso realizei cursos voltados às áreas das finanças e fiscais e, para dar continuidade ao meu aprendizado, atualmente estou cursando pós graduação de Gestão de Pequenas Empresas.

3) Quais competências você trouxe para sua atual ocupação no IPO Instituto, a partir da sua experiência anterior? E quais você desenvolveu dentro desta organização? 

A experiência de relacionamento com as pessoas obtida ao longo dos anos de docência, me possibilita uma relação amistosa em todas as tratativas que a minha atual função requer, bem como a persistência frente aos novos desafios encontrados. Também foi de grande valia os conhecimentos adquiridos em normatização e padrões, pois participei ativamente na implementação da Norma ISO 9000 e alguns processos aplicados no atendimento do IPO Instituto.

Dentro do IPO, organização com expertise de mais de 50 anos em gestão de pessoas, foi possível adquirir conhecimentos mais apurados de RH que me dão subsídios para dar suporte no atendimento aos clientes e às consultoras, além da ampliação do meu repertório técnico (fiscal e financeiro).

4) Qual a importância do IPO Instituto na sua vida profissional? 

O IPO é uma empresa com grande capacidade de inspirar pessoas ao trabalho sério, assim, trouxe-me uma contribuição muito positiva na retomada da minha vida profissional. Me senti valorizada como profissional e como pessoa.

5) Qual recomendação você pode oferecer para quem está passando por um processo de transição de carreira? 

Não temer, ser acessível e abrir espaço para o novo são minhas principais recomendações. Buscar o autoconhecimento é extremamente importante e, lembre-se: quando se deparar com a realidade, não esqueça de ter a iniciativa frente às questões que te incomodam e que trazem um descontentamento. Quando as coisas perdem a razão de ser e o sentido, é tempo de mudar. Mudança gera movimento e o movimento é dinâmico.

 

 

 

 

Entrevista com Luciana Souza, profissional atuante nas áreas administrativa/financeira e relacionamento com o cliente no IPO Instituto.