Gestão e Desenvolvimento de equipes e profissionais. Esse é nosso DNA.

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O Lado Humano das Contratações: Case da Associação Cidade Escola Aprendiz

Você já parou para refletir sobre como tornar os processos de contratações ainda mais humanizados? Convidamos Helena Chaves e Luana Santana, psicólogas e consultoras do IPO Instituto, responsáveis pela frente de recrutamento e seleção da nossa empresa, para compartilharem boas práticas do mercado, no que tange o universo da gestão de pessoas nas organizações. Perguntamos a elas se seria possível tornar as contratações mais humanizadas e quais seriam as boas práticas do mercado.

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IPO Instituto comemora 52 anos de existência!

Neste mês de outubro o IPO Instituto alegremente comemora 52 anos de muita história! Perguntamos à psicóloga e CEO Ana Maria Freitas o que significa celebrar tantos anos de vida:

“Quando me deparo ou constato a comunidade de profissionais que passaram pelo IPO nestes anos todos, a alegria é grande e o sentimento de uma linda missão se instaura. O IPO sempre ofereceu um espaço ímpar para o aprendizado, quando o assunto é Gestão de Pessoas. Mas sobretudo, quando se trata da Sensibilidade Humana.

É uma alegria imensa acompanhar pelas redes sociais a evolução de profissionais que tiveram sua primeira experiência em RH no IPO e que, atualmente, estão liderando equipes em empresas e organizações nacionais e multinacionais em diversos países.

Dos 52 anos do IPO, faço parte de pelo menos 30, a princípio como cliente, depois como parceira na implantação da divisão de Seleção Personalizada e, nos últimos 20 anos, à frente da Gestão. Desafios, sim muitos! Alegrias e risadas, muitas também! Aprendizados, sim, extremamente relevantes! Crises, inúmeras! Mas sempre a crença em dias melhores e na capacidade de nos reinventarmos, de acreditarmos que podemos fazer a diferença na vida das pessoas e das Organizações.

Que venham mais e mais anos de atuação e excelência na Gestão de Pessoas. Gratidão a todas e todos os profissionais que fazem e fizeram parte desta linda história!”

Ana Maria Freitas, CEO do IPO Instituto.

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Liderança – A Missão

Em um cenário desafiador e ímpar em que vivemos, o papel do líder torna-se cada vez mais fundamental para a concretização dos objetivos de qualquer organização. O Líder de hoje precisa ser uma pessoa inspiradora, integradora e, sobretudo, facilitadora do processo de desenvolvimento técnico e comportamental de sua equipe. O momento é de grandes transformações, o que dava certo antes, nem sempre funciona mais. Cada vez mais fica evidente a necessidade de as organizações terem seus gestores/as fortalecidos e preparados para otimizar seus resultados e gerenciar com maestria seu time.

Nos últimos anos o IPO Instituto tem trabalhado muito com desenvolvimento de lideranças. Os cenários são muito parecidos, apesar das empresas e clientes serem dos mais diferentes segmentos, cultura, missão e valores. Em geral, ainda recebemos queixas como:

  • …”temos alguns líderes que não estão bem!”
  • …”as equipes estão desmotivadas.”
  • …”tecnicamente ele é ótimo, mas não sabe lidar com a equipe.”
  • …:”ela faz uma entrega excelente, mas é muito dura com a equipe.”

Nestes anos todos trabalhando com Desenvolvimento de Liderança, identificamos que é muito comum os líderes serem colocados em funções de gestão ao acaso ou de forma temporária, de repente, passa-se o tempo e as cobranças começam a surgir, sem que ao menos aquele profissional tenha sido comunicado que, de fato, está numa nova posição, com outras responsabilidades. As cobranças vêm com força total e o profissional não recebeu nenhum tipo de suporte para seu desenvolvimento.

Em Nosso PDL – Programa de Desenvolvimento de Liderança, abordamos algumas temáticas inerentes a qualquer programa, assim como trabalhamos com assuntos ou questões levantadas pelo profissional ou grupo, de maneira personalizada. Algumas temáticas abordadas no PDL:

Primeira Etapa – Olhar para dentro de si e para Cenários e Tendências

  • Importância do cenário e tendências de mercado.
  • Autoconhecimento e Gestão das emoções.
  • Assessment – para identificar potencialidades e vulnerabilidades de cada profissional + devolutiva ou feedback.
  • Desenho do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual.

Segunda etapa – O Exercício da Liderança

  • Competências essenciais para a Liderança & Gestão.
  • Otimização e Gestão de Agenda.
  • Comunicação, escuta e Feedback.
  • Desenvolvimento da equipe.
  • Delegar, Inspirar, Motivar Engajar.
  • Gestão de conflitos e Negociação.
  • Employee experience assertivo: atração, integração e demissão.
  • O contrato da Liderança.
  • O líder formador e desenvolvedor – Cultura de Mentoria.

Desta forma, podemos desenvolver o programa no formato virtual e/ou presencial com carga horário que pode variar entre 16 a 32 horas.

Para  auxiliar no desenvolvimento das competências, indicamos a leitura de três livros:

  • A Coragem para Liderar – Brené Brown
  • Empatia Assertiva – Kim Scott
  • Liderança Disruptiva – Sandro Magaldi e José Salibi Neto

Quer aprofundar ainda mais as competências para uma liderança ainda mais positiva? Entre em contato conosco e agende uma conversa com uma de nossas psicólogas consultoras. Será um prazer contribuir em sua jornada!!

Antes de se tornar um líder melhor, o profissional precisa se tornar uma pessoa melhor!!!

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Transição de Carreira: uma história para se inspirar!

O processo de transição de carreira tem sido cada vez mais comum na vida profissional das pessoas, seja para ter melhores oportunidades financeiras, pelo interesse em desenvolver habilidades, em razão das mudanças no mercado de trabalho ou por um novo propósito de vida. Nunca é tarde para mudar o rumo de uma carreira, mesmo profissionais sêniores podem considerar a transição como um caminho possível. 

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Avaliação psicológica e a redução do turnover nas contratações

A avaliação psicológica tem como objetivo identificar quais são as principais características presentes nos perfis dos profissionais participantes dos processos seletivos ou em movimentação interna. Através de um conjunto de testes que mensuram raciocínios, habilidades e identificam características de personalidade, é possível construir um relatório personalizado.

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Tendências de Comportamento para 2022

É inegável que a pandemia gerou impactos na vida das pessoas e das organizações. É certo que diversos setores tiveram que se adaptar às novas dinâmicas de trabalho, de consumo e de gerenciar suas equipes. É difícil prever o futuro, mas é possível preparar nossos negócios e carreira profissional para novos cenários?

Partindo desta reflexão, fizemos uma lista de tendências de comportamento que impactam a área de Recursos Humanos, baseada em uma publicação da revista inglesa The Economist.

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