Liderança – A Missão
Em um cenário desafiador e ímpar em que vivemos, o papel do líder torna-se cada vez mais fundamental para a concretização dos objetivos de qualquer organização. O Líder de hoje precisa ser uma pessoa inspiradora, integradora e, sobretudo, facilitadora do processo de desenvolvimento técnico e comportamental de sua equipe. O momento é de grandes transformações, o que dava certo antes, nem sempre funciona mais. Cada vez mais fica evidente a necessidade de as organizações terem seus gestores/as fortalecidos e preparados para otimizar seus resultados e gerenciar com maestria seu time.
Nos últimos anos o IPO Instituto tem trabalhado muito com desenvolvimento de lideranças. Os cenários são muito parecidos, apesar das empresas e clientes serem dos mais diferentes segmentos, cultura, missão e valores. Em geral, ainda recebemos queixas como:
- …”temos alguns líderes que não estão bem!”
- …”as equipes estão desmotivadas.”
- …”tecnicamente ele é ótimo, mas não sabe lidar com a equipe.”
- …:”ela faz uma entrega excelente, mas é muito dura com a equipe.”
Nestes anos todos trabalhando com Desenvolvimento de Liderança, identificamos que é muito comum os líderes serem colocados em funções de gestão ao acaso ou de forma temporária, de repente, passa-se o tempo e as cobranças começam a surgir, sem que ao menos aquele profissional tenha sido comunicado que, de fato, está numa nova posição, com outras responsabilidades. As cobranças vêm com força total e o profissional não recebeu nenhum tipo de suporte para seu desenvolvimento.
Em Nosso PDL – Programa de Desenvolvimento de Liderança, abordamos algumas temáticas inerentes a qualquer programa, assim como trabalhamos com assuntos ou questões levantadas pelo profissional ou grupo, de maneira personalizada. Algumas temáticas abordadas no PDL:
Primeira Etapa – Olhar para dentro de si e para Cenários e Tendências
- Importância do cenário e tendências de mercado.
- Autoconhecimento e Gestão das emoções.
- Assessment – para identificar potencialidades e vulnerabilidades de cada profissional + devolutiva ou feedback.
- Desenho do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual.
Segunda etapa – O Exercício da Liderança
- Competências essenciais para a Liderança & Gestão.
- Otimização e Gestão de Agenda.
- Comunicação, escuta e Feedback.
- Desenvolvimento da equipe.
- Delegar, Inspirar, Motivar Engajar.
- Gestão de conflitos e Negociação.
- Employee experience assertivo: atração, integração e demissão.
- O contrato da Liderança.
- O líder formador e desenvolvedor – Cultura de Mentoria.
Desta forma, podemos desenvolver o programa no formato virtual e/ou presencial com carga horário que pode variar entre 16 a 32 horas.
Para auxiliar no desenvolvimento das competências, indicamos a leitura de três livros:
- A Coragem para Liderar – Brené Brown
- Empatia Assertiva – Kim Scott
- Liderança Disruptiva – Sandro Magaldi e José Salibi Neto
Quer aprofundar ainda mais as competências para uma liderança ainda mais positiva? Entre em contato conosco e agende uma conversa com uma de nossas psicólogas consultoras. Será um prazer contribuir em sua jornada!!
Antes de se tornar um líder melhor, o profissional precisa se tornar uma pessoa melhor!!!
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