
O Poder da Inteligência Emocional na Gestão de Pessoas
A inteligência emocional, também conhecida pela sigla IE, é a capacidade de reconhecer e gerenciar as emoções. Competência que pode ser aprendida e desenvolvida, a IE tem sido cada dia mais valorizada no meio laboral, em diversos cargos e posições nas organizações.
Segundo o psicólogo e jornalista americano Daniel Goleman, o que distingue um grande líder de um bom líder não são suas habilidades técnicas ou QI, mas a sua inteligência emocional. Para Goleman a IE conta com 5 habilidades, sendo elas:
– Autoconhecimento: habilidade em conhecer seus pontos fortes e fracos, suas motivações e valores e os impactos dessas características nas pessoas em sua volta.
– Autocontrole: refere-se à habilidade de controlar ou redirecionar impulsos e estados de ânimos, evitando reações e decisões automáticas, baseadas em respostas emocionais.
– Motivação: força interna que te impulsiona na direção de suas metas e objetivos pessoais e profissionais. Por meio dela é possível alcançar seus desejos e conquistar crescimento em qualquer área.
– Empatia: essa é a habilidade de entender a estrutura emocional das outras pessoas e, de certa forma, colocar-se no lugar do outro.
– Destreza social: refere-se à construção de relações saudáveis com as pessoas, como se comunicar efetivamente, influenciar e gerenciar conflitos.
Desenvolver a inteligência emocional impacta no crescimento pessoal, mas também é fundamental para a gestão de pessoas. Líderes emocionalmente inteligentes conseguem motivar equipes, compreender necessidades individuais, gerenciar conflitos e criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Como anda sua inteligência emocional? Quer trabalhar essas habilidades em seu time? Entre em contato com nossa equipe de consultoras, nós do IPO Instituto somos especialistas em gestão de pessoas há mais de 50 anos.
Contatos:
– E-mail: ipo@ipoinstituto.com.br
– WhatsApp: (11) 93454-9491
– Telefone: (11) 3259-3979
#InteligênciaEmocional #GestãodePessoas #RecursosHumanos #RH #Empatia
0 comentários
Escreva um comentário